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Projetos

Design, Desenvolvimento e Avaliação de Jogos Digitais Terapêuticos

Período: 2013-2015

Descrição: Jogos terapêuticos visam apoiar os tratamentos de reabilitação e ajudar os pacientes a compreender, se motivar e persistir nas práticas terapêuticas. Também são utilizados por profissionais da saúde para ajudar os pacientes a relaxar, expressar seus sentimentos e melhorar suas habilidades e relacionamentos interpessoais. Apesar do aumento no uso de jogos terapêuticos digitais nos últimos anos, a pesquisa sobre o desenvolvimento desses sistemas, na área da computação, ainda é incipiente. Este projeto se propõe a investigar o tema considerando todo o ciclo de vida do desenvolvimento do jogo terapêutico (design, implementação e avaliação). Além da visão holística, o cenário requer uma abordagem de pesquisa pautada em referenciais teóricos que considerem uma perspectiva interpessoal, social e cultural para o desenvolvimento desses sistemas computacionais. Assim, adotar-se-á, com referencial teórico-metodológico a Semiótica Organizacional e o Design Participativo. Este projeto se propõe a contribuir com a (i) formalização de uma metodologia para o design de jogos terapêuticos que considere a participação de profissionais das áreas da computação e saúde, como também a família e os pacientes, quando possível; (ii) construção de uma game engine que facilite a programação de jogos flexíveis nos quais se possa manter o mesmo gameplay, mas oferecer diferentes formas de apresentação da interface de usuário de acordo com as especificidades dos usuários e (iii) proposição de uma abordagem de avaliação de jogos que considere aspectos emocionais, em particular aqueles relacionados à persuasão, e seja pautada na coleta e mineração de dados em tempo de interação.

Parceiros: Hospital Espírita de Marília (HEM), Lince – UFSCar, LaSDPC – USP São Carlos.

Idosos e a Descoberta da Interação com Tecnologias de Informação e Comunicação

Período: 2011-2012

Descrição: Este projeto tem por objetivo propiciar a uma parte da população idosa de São Carlos, o contato com Tecnologias da Informação e Comunicação de última geração, como celulares sensíveis ao toque, TVs digitais, tablets e computadores pessoais. Além de proporcionar aos idosos uma experiência positiva e agradável que atenue possíveis apatias causadas pela inexperiência ou experiências passadas frustrantes, amortizar o medo de danificar o equipamento e estimular a reutilização dessas tecnologias; os pesquisadores da área de computação envolvidos esperam colher, junto aos idosos, requisitos para o desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento das tecnologias utilizadas. Com a ciência e a parceria da Prefeitura Municipal de São Carlos, este projeto contou com a participação de idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro de Santa Felícia. A implementação deste projeto foi ainda uma forma de iniciar um processo de inclusão digital e de se aproximar do público idoso, entretê-los e mostrar que a tecnologia pode ser utilizada como aliada nas experiências do dia a dia.

Parceiros: Prefeitura Municipal de São Carlos, Lince – UFSCar, LaSDPC – USP São Carlos.


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