Memória poemática


Plano de Aula

TEMA: Armazenamento de dados
TÍTULO: Memória poemática
CONHECIMENTO: Conceito de memória, sua organização e percepção dos processos de memorização em humanos e seus paralelos com a computação e formas de registro de informações
FAIXA ETÁRIA: 4 a 5 anos
DURAÇÃO: 50 minutos


Conhecimento em Computação

Na computação os dados são armazenados de forma desorganizada, assim sendo, para que haja uma forma de apresentação coerente das informações, algoritmos organizam e exibem os resultados armazenados de forma legível e ordenada.

O intuito desta atividade é trabalhar com o conceito de memória, a partir da sequência lógica advinda de uma leitura.


Objetivo

Desenvolver a habilidade de organização e sequenciamento de dados à partir de instruções.


Habilidades do Pensamento computacional

Abstração: a criança deverá abstrair detalhes impertinentes e focar na ordem correta dos cartões de imagens que representam a história ouvida.

Decomposição: a criança tem a leitura feita pelo professor em sua mente, assim sendo, para resolver o problema ela deve ser capaz de decompor essa sequência em partes e montar a ordem dos fatos com os cartões ilustrados.


Eixos e Habilidades da BNCC

Dentro do campo de experiências: “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação”, esta atividade cumprirá com o objetivo EI02EF04 (formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos).


Material Necessário

  • Poema para cada conjunto de ilustrações.
  • Cartões com as ilustrações embaralhadas.


Desenvolvimento da Atividade

Instruções:

  1. Separar grupo com 3 crianças cada.
  2. Entregar todas as cartas embaralhadas para as crianças (vide Figura 1, 2 e 3).
  3. Com a folha de poemas em mãos (vide Figura 4), leia o primeiro poema e peça para as crianças selecionarem as cartas corretas e montarem a sequência conforme o poema lido.
  4. A atividade finaliza quando os 3 poemas forem lidos e as 3 sequências de cartas forem organizadas e sequenciadas na ordem correta.

Figura 1: Cartões com ilustrações I

Fonte: Produzido pelo autor

Figura 2: Cartões com ilustrações II

Fonte: Produzido pelo autor

Figura 3: Cartões com ilustrações III

Fonte: Produzido pelo autor

Figura 4: Poemas

Fonte: Produzido pelo autor


Isso no meu mundo

Explicar que quando um dado não é exibido no lugar correto não conseguimos obter uma informação correta, sendo assim, como ocorreu na atividade em que a ordem das figuras eram importantes para termos a informação correta do ocorrido, na computação os dados também tem de ser exibidos corretamente para que não haja informações incorretas. A memória armazena os dados aleatoriamente, no entanto a informação ordenada deve ser resgatada por meio de algoritmos programados pelos profissionais da computação.

Além disso, é importante enfatizar que na computação tudo que o computador executa é a partir de instruções pré-estabelecidas. O computador não é mágico, tudo que é executado/armazenado nele são por causa de instruções que ele recebe. Essas instruções podem ser programadas a partir de algoritmos.


Avaliação

Nesta atividade é proposta uma avaliação a partir de um conjunto de perguntas a ser realizada para a criança, assim o professor deverá analisar as respostas e inferir o conhecimento adquirido.

  1. O que aconteceu com a história quando não ordenamos as cenas na sequência correta?
  2. O que aconteceu antes da última cena?
  3. O que aconteceu depois da primeira cena?


Download

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *