Plano de Aula
TEMA: Transmissão de dados |
TÍTULO: Transportadora Switch |
CONHECIMENTO: Artefatos que utilizam informação codificada e transmitem dados |
FAIXA ETÁRIA: 4 a 5 anos |
DURAÇÃO: 50 minutos |
Conhecimento em Computação
Switch é um equipamento físico que interliga diversos computadores em uma rede estruturada que permite a transmissão e recepção de informações entre eles. As informações são trafegadas simultaneamente sem que haja colisão entre elas.
Figura 1: Switch de 24 portas
Nesta atividade os Carteiros e a Recepcionista representam o switch. Os Remetentes e Destinatários simbolizam os computadores que enviarão ou receberão os pacotes.
Espera-se que, por meio da brincadeira, a criança assimile que o switch é responsável por gerenciar o envio/recebimento (distribuição intermediada setorizada) de pacotes em uma rede de computadores.
Objetivo
Desenvolver os conceitos de distribuição intermediada realizada por um switch.
Habilidades do Pensamento Computacional
Abstração: constata-se pelo fato das crianças não se preocuparem em participar de todo o funcionamento da brincadeira, cada criança tem uma papel simples e fácil de realizar. As crianças na função de Remetentes e Destinatários tem a preocupação apenas em desenhar uma carta, escolher para quem deseja enviar e entregar na empresa Switch, desta forma abstraindo todo o restante do processo. Já as crianças como carteiros tem o trabalho de enviar a carta para o destinatário correto, abstraindo todo o resto das crianças presentes. Assim também acontece com o Recepcionista que dentre tantas possibilidades deve apenas gerenciar os Carteiros para entregar a carta no destino certo.
Algoritmo: a brincadeira exige sempre uma sequência de passos pré-estabelecidas, o aluno desenha uma carta, leva até a Transportadora Switch, que por sua vez entrega para o destinatário correto.
Eixos e Habilidades da BNCC
Dentro do campo de experiências: “Corpo, Gestos e Movimentos”, esta atividade cumprirá com os objetivos de aprendizagens e desenvolvimento EI03CG05 (coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas) e EI03CG02 (demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades).
Material Necessário
- Folhas de sulfite.
- Lápis, caneta hidrográfica e giz de cera.
Desenvolvimento da Atividade
Sugerir uma roda de conversa com a turma e iniciar explicando o funcionamento de uma empresa transportadora e distribuidora de ocorrências utilizando os Correios como exemplo. Depois da explicação questionar:
- Quem já foi a uma agência dos Correios?
- Quem já enviou uma carta?
- Quem já recebeu ou já viu o carteiro entregar uma carta?
Instruções:
Para esta brincadeira, organizar a sala com antecedência de acordo com a Figura 2, e seguir os passos abaixo:
- Separe um aluno para ser o recepcionista da empresa.
- Divida o restante da turma em dois grupos:
- grupo 1: carteiros
- grupo 2: remetentes e destinatários
- Explicar aos alunos que os carteiros e o recepcionista fazem parte de uma agência de transportadora e distribuidora de pacotes que se chama “Transportadora Switch”.
- Entregar uma folha em branco para todos os alunos do segundo grupo.
- Propor que cada um deste grupo escolha um amigo e realize um desenho para enviá-lo.
- Instruir cada aluno para escrever, no verso de sua folha, seu nome (remetente) e o nome do colega que receberá a carta (destinatário).
- Ao terminar os alunos devem entregar a carta na recepção.
- Orientar o recepcionista a analisar o destino de cada carta e solicitar que os carteiros entregue-as aos destinatários.
Figura 2: Organização da sala de aula
Isso no meu mundo
Se possível, mostrar o equipamento físico aos alunos e sugerir que eles procurem na escola para assimilarem o objeto estudado por meio da brincadeira.
Propor afirmações aos alunos comentando que a Transmissão de Dados pelos computadores não ocorrem de forma mágica, mas que existe o Switch que interliga vários equipamentos e gerencia a troca de pacotes entre eles.
Avaliação
Propor a mesma atividade, porém agora além da distribuição intermediada, possuirá uma condição que deixará a atividade mais desafiadora.
Pedir às crianças com a função de Remetentes e Destinatárias que coloquem uma fita verde ou vermelha no pulso, dependendo ao que o professor entregar.
Quando os carteiros forem entregar as cartas para os destinatários, só poderão receber as crianças cujos as fitas sejam verdes (representa o computador ligado), por sua vez as crianças com as fitas vermelhas (computadores desligados) não poderão receber as cartas, assim sendo o carteiro volta com a carta para a recepção. Após essa interação, pedir às crianças que estão com a fita vermelha trocar com as crianças de fita verde. Logo após a troca, pedir para que os carteiros tentem novamente entregar o pacote, dessa vez conseguirão pois a criança possuirá a fita verde.
Explicar que assim como aconteceu na atividade, o switch só consegue entregar o pacote para os computadores que estão ligados.
Referências
AMAZON.Switch D-Link 24 portas 10/100mbps DES-1024D. 2019. Acesso em: 05-Agosto-2019. Disponível em: <https://www.amazon.com.br/Switch-24-portas-D-Link-1024D/dp/B0001JZVDG>.